Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Termina discussão sobre a Emenda de Desempenho Térmico da ABNT NBR 15575

Terminou a discussão do texto da Emenda de Desempenho Térmico da norma de Edificações habitacionais – Desempenho (ABNT NBR 15575 – Partes 1 a 6), em reunião Plenária da CE-002:136.001 “Desempenho de Edificações”. Foram apresentadas e discutidas as mudanças no projeto de texto, consensadas na última reunião Plenária (17/09/2020). Dentre elas, a transferência do texto sobre degradação da absortância à radiação solar das superfícies para Anexo Informativo, proposta da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Ainda segundo Klavdianos, “foram discussões em nível elevado, com a participação equilibrada de representantes de construtores, consultores , projetistas e fornecedores, que permitiram que se chegasse à redação de um texto melhor ao ora vigente, dentro do princípio acordado entre as entidades envolvidas na abertura dos trabalhos de revisão da ABNT- NBR / 15575 , de que não haveria alterações significativas, mas uma evolução progressiva, o que , na opinião da Comat, foi obtido. Ganha com isso a construção civil brasileira formal! Por fim , um agradecimento final ao coordenador do parâmetro de térmica na norma , o professor Roberto Lamberts da UFSC. Sua abertura para o diálogo e disposição para debate foram determinantes para que o trabalho de revisão deste primeiro item transcorresse de forma serena”.

A proposta da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), de alteração do Procedimento Simplificado de avaliação do desempenho térmico, foi apresentada pelo representante da Federação na Comissão, o engenheiro Rafael Possobon. A Comissão debateu a proposta e chegou ao consenso de que o texto do projeto de Emenda, quanto ao Procedimento Simplificado, deve permanecer, sem a alteração.

Aprovações
Ao final da reunião, os participantes da Plenária deliberaram que o texto final de Desempenho Térmico, da revisão da ABNT NBR 15575, seguirá para adequação de formato na ABNT e, em seguida, para Consulta Nacional.

O próximo tema a ser debatido, em reunião Plenária da CE-002:136.001, será o Desempenho Acústico, cujo texto preliminar proposto será pauta da próxima reunião do GANT/CBIC do dia 07/10/2020.

Matéria publicada na Agência CBIC