Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Abcic terá um estande na Paving Expo 2019

Entre os dias 27 e 29 de agosto, os profissionais do mercado de infraestrutura viária e rodoviária terão uma oportunidade ímpar de estar em contato com o que há de mais moderno do setor. Neste período, acontece no Expo Center Norte, na capital paulista, a Paving Expo & Conference South America, um evento inovador, que contará com uma série de atrações, desenvolvidas especialmente para proporcionar aos visitantes uma experiência completa relacionada ao setor.

A Abcic apoia a iniciativa e estará no evento com um estande institucional, onde irá destacar as ações que vem promovendo para o desenvolvimento do mercado de pré-fabricados de concreto no Brasil, como a revista Industrializar em Concreto, única publicação destinada à cadeia produtiva da construção industrializada em concreto. A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da entidade, será uma das lideranças do setor na abertura do evento.

Além disso, a Tranenge Construções forneceu para Dywidag apresentar na Paving Expo um segmento de 3 m de peça pré-fabricada estrutural, tipo viga longarina protendida padrão industrial, com secção I de 60cm de base, 90cm de mesa e 130cm de altura, com laterais curvas e sistema protensão de aderência inicial, com pré-tensão usando macacos mono-cordoalhas, fixando-se os cabos individualmente nos bancos de protensão, nas extremidades das pistas com 120m de extensão, usando cunhas para aprisionar as cordoalhas após atingidas e conferidas as cargas de tração definidas nos projeto e verificados os alongamentos, cujas pistas com bancos de protensão estão instaladas em sua Unidade Industrial de Pré-fabricados em Rio Claro/SP. Esse tipo de viga, comumente especificada em projetos de obras de arte especiais de pontes e viadutos, pode ser produzido industrialmente em peças de até 35m comprimento em vista das limitações de tráfego em rodovias.

A Tranenge decidiu participar desse projeto por ser uma oportunidade servir de referência para apresentação do sistema construtivo industrializado, com uso dos equipamentos e sistema de protensão da Dywidag. “Assim, os visitantes da feira poderão ter uma oportunidade de melhor entender e tirar dúvidas de como projetar e produzir este tipo de elemento estrutural para uso em pontes, viadutos e outras obras de arte especiais”, explica Antonoaldo Trancoso das Neves, diretor da Tranenge.

Entre as atrações preparadas para o evento estão a Paving Conference, o Parque de Equipamentos, o Museu de Máquinas, a Paving Live by Peri, a Ilha das Startups da Construção e o Banco de Talentos. Na área de conferências, entre outras atividades, o Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), entidade parceira da Abcic, promoverá o Seminário Inspeção de Pontes, com as apresentações de Julio Timerman, presidente da entidade, e dos professores Túlio Bittencourt, Rafael Timerman e Enio Pazini Figueiredo.