Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

1ª Pesquisa sobre impactos da Covid-19 mostra que empresas focadas em habitação popular sofreram menos impacto nas vendas

A ABRAINC realizou entre os dias 07 e 08 de abril a 1° Pesquisa junto a suas associadas para identificar os efeitos da Covid-19 no volume de vendas e nas expectativas para 2020. Foram coletadas 30 respostas, sendo 19 de empresas com foco no segmento MCMV e 11 no MAP (Médio e Alto Padrão). A amostra representa grande parte das maiores empresas do setor. 


Abaixo a compilação dos dados:

Conclusões:

Os efeitos do Coronavírus (COVID-19) causaram uma queda nas vendas, mas os efeitos não foram uniformes quando avaliamos os segmentos MAP e MCMV.

Vendas em março:

  • Em ambos segmentos, a maioria não sentiu melhoras nas vendas na 1ª semana de abril em comparação a março.

Redução das vendas em março:

  • O segmento MAP foi mais impactado e 63% sentiram uma redução de 20% a 60%
  • O segmento MCMV foi menos impactado e 64% sentiram uma redução de até 20%, sendo que 32% não sentiram redução

Previsão de vendas para 2020:

  • No segmento MAP a resposta predominante foi "Redução de 20% a 40%", com 36%
  • No segmento MCMV houve um otimismo maior e a resposta predominante foi "Redução de até 20%, com 37%, sendo 21% das empresas não esperam que haja redução

Previsão lançamentos para 2020:

  • No segmento MAP, 45% responderam que preveem reduzir o número de lançamentos entre 20% e 40%
  • No segmento MCMV, 42% responderam que preveem manter o número de lançamentos para 2020

Matéria divulgada no Destaques da Semana da Abrainc