Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Abcic esteve presente em simpósio da fib sobre projeto conceitual das estruturas

Crédito: fib

O International fib Symposium on Conceptual Design of Structures (Simpósio Internacional fib de Projeto Conceitual das Estruturas)  aconteceu entre os dias 26 e 28 de setembro, no Instituto Torroja, em Madri, na Espanha. A Abcic participou do evento, por meio da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic. 

Atualmente, o projeto conceitual desempenha um papel importante na definição do desempenho final das estruturas, principalmente, em decorrência dos novos desafios globais, no qual os projetistas de estruturas são encorajados a desenvolver projetos mais criativos, utilizando novas oportunidades tecnológicas. Assim, cada projeto, independentemente do seu tamanho, torna-se uma oportunidade de criação.

Segundo a fib, o projeto conceitual raramente é ensinado nas universidades de engenharia civil, sendo furto de um trabalho sério, sistemático e ambicioso na busca de uma solução adequada para cada obra e da experiência dos profissionais. No entanto, novos modos de treinamento, uma compreensão mais profunda da história e o desenvolvimento de novas ferramentas e tecnologias estabelecem novas possibilidades para empreendimentos criativos. “Por esta razão o simpósio se destinou ao público mais jovem dos escritórios de engenharia. A ideia é intercalar este evento com o PhD Symposium, que  tradicionalmente ocorre a cada dois anos e está mais direcionado a jovens engenheiros dedicados a área acadêmica. Jovens talentos precisam ser motivados ao contínuo desenvolvimento da profissão e ao convívio na comunidade técnica internacional”, pontuou Íria, que na sequência ao evento participou da reunião do conselho da entidade da qual faz parte.

O Simpósio da fib reuniu profissionais da engenheira de projeto de todo o mundo.  Formatado em distintos painéis, contou com a coordenação de um dos temas pelo Professor Fernando Stucchi (Poli USP-Brazil)  que também apresentou sobre como ensinar aspectos conceituais de projeto na universidade.   A programação foi formada por quatro sessões, cada uma correspondente a uma etapa do processo de projeto conceitual: Inspiração, Coleção de Dados, Criatividade e Materialização. Cada sessão incluiu apresentações plenárias de trabalhos selecionados, um debate aberto com o público e uma série de workshops práticos, utilizando ferramentas e métodos de ponta, além de oficinas com renomados experts e vistas a obras emblemáticas.

As palestras magnas ficaram a cargo do engenheiro Mike Schlaich, professor da Universidade Técnica de Berlim, na Alemanha; do engenheiro e arquiteto Carlo Ratti, professor do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), em Boston, nos Estados Unidos, onde dirige o MIT SENSEable; o arquiteto Hernán Kraviez, chefe da unidade de Arquitetura, Projeto e Tecnologia da Fundação Norman Foster, em Madri; e do arquiteto Achim Menges, professor da Universidade de Stuttgart, na Alemanha. O evento foi organizado em conjunto com a Associação Espanhola de Engenharia Estrutural (ACHE). 

Com informações da fib