Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Construção industrializada em destaque

Nesta quinta-feira, dia 16 de abril, às 17h00, a Rede Construção Digital promove o webinar "Industrialização da construção em tempos de coronavírus". As inscrições estão abertas e podem ser feitas no link: https://bit.ly/webinar_enredes_2.

O evento será coordenado pelo Roberto de Souza, CEO do Centro de Tecnologia em Edificações (CTE), e terá a participação de Everaldo Ramalho, COO da BN Engenharia; Caio Bonatto, CEO da Tecverde; Ricardo Mateus, fundador e diretor presidente do Brasil ao Cubo; e Flavio Vidal Cambraia, gestor executivo de Inovação da MRV. O objetivo é debater os benefícios e desafios da industrialização e como ela pode ser a chave para tempos como os que estamos vivendo hoje.

Ainda nesse segmento, o CTE promoveu no dia 5 de março, antes das medidas de isolamento social, o Workstation Industrialização da Construção Utilizando Estruturas Pré-fabricadas de Concreto, que contou com cinco palestras e uma mesa redonda no encerramento. A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, participou do evento, pontuando que ele trouxe um espectro bastante amplo para discutir industrialização, abrangendo desde projetos do programa Minha Casa Minha Vida, que é um contexto particular, até um projeto de grande porte como o do Parque Global, exposto pelo Everaldo Ramalho, COO da BN Engenharia. “Temos, portanto, realidades bastantes diferentes para debater a industrialização e o uso de estruturas pré-fabricadas de concreto”, ponderou.  

Durante o evento, Íria citou várias iniciativas adotadas pela Abcic que demonstram os avanços da indústria já realizados em diversos contextos. Entre outros pontos, relembrou que em relação a normalização, o setor já conta, desde 1985, com a ABNT NBR 9062 – Projeto e Produção de Estruturas Pré-moldadas de Concreto, que nasceu de um processo considerado inovador por todos os envolvidos no setor, norma que está atualizada tendo a sua última versão sido publicada em juntamente com a norma de painéis pré-moldados de concreto em 2017.  

Outra frente de modernização empreendida pela Abcic são a das Missões Técnicas, que foram iniciadas em 2008 e com as quais a entidade monitora com os fabricantes as tendências internacionais, visitando obras em diversos países do mundo e assim tomar contato com as mais inovadoras soluções no setor. “Estamos já na oitava missão e na do ano passado fomos para o Japão onde vistamos edifícios construídos com pré-fabricados e obras de infraestrutura”, informou Íria, enfatizando que lá a construção tem de seguir normas voltadas para que a obras resistam a terremotos, e a construção pré-fabricada tem tecnologia para isto.  

Por fim, Íria falou sobre a questão tributária que é diferente para os sistemas industrializados. Nesse campo, a associação atua por meio de um Grupo de Trabalho sobre Construção Industrializada, que é coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). “Esperamos que agora, junto com a Reforma Tributária colocada em pauta pelo governo federal, consigamos solucionar a questão”, completou. 

 A matéria completa do evento o Workstation Industrialização da Construção Utilizando Estruturas Pré-fabricadas de Concreto estará na edição 19 da Revista Industrializar em Concreto.