Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 11ª Newsletter - Edição Especial 3

Prezados Associados,

Nesta terceira edição da newsletter especial, trouxemos as notícias mais relevantes que envolvem o setor da construção diante do enfrentamento ao novo coronavírus. Nesse sentido, as entidades têm se destacado com ações proativas para diminuir os efeitos da pandemia no segmento bem como divulgado informações para balizar o cenário atual e as decisões das companhias.

Na área imobiliária, por exemplo, o banco com maior atuação no setor, a Caixa Econômica Federal, anunciou recursos às empresas e pessoas físicas. Além disso, tanto o Secovi quanto a Abrainc divulgaram dados estatísticos que mostram que em fevereiro o momento era positivo no segmento. Porém, após o início do contágio já se registra uma queda nas vendas imobiliárias.

Essa redução também pode ser vista no ritmo de obras, de acordo com pesquisa da Apeop. Por outro lado, a expectativa é que após a crise o Ministério de Infraestrutura possa lançar um pacote com investimentos em projetos de infraestrutura de R$ 30 bilhões. Outra notícia positiva é que o Seconci será responsável por administrar o hospital de Campanha que está sendo construído no Ibirapuera. A entidade, inclusive, lançou um novo vídeo sobre segurança nas obras.

A construção industrializada também ganha destaque na News, com a realização de um webinar do CTE nesta quinta-feira, dia 16, e com os detalhes da primeira reunião do GT Construção Industrializada, grupo com coordenação da Abramat e participação ativa da Abcic.

Ainda nesta edição, estão contempladas as diretrizes do IBAMA ante ao licenciamento ambiental, as decisões do CREA e da CAU em suspender a cobrança das anuidades de seus associados e os impactos nos contratos de obras públicas nesse momento.

Iria Lícia Oliva Doniak

Presidente Executiva