Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 12ª Newsletter - Edição Especial 4

A pandemia do novo coronavírus tem resultado em desdobramentos desafiadores para toda cadeia produtiva da construção. Contudo, é importante ressaltar que, antes dessa situação, a industrialização da construção já estava sendo debatida em diversos contextos, devido a sua interface com as ferramentas da indústria 4.0, em especial o Building Information Modeling (BIM), que resultam em um ganho representativo de produtividade.

O governo federal, inclusive, divulgou recentemente o Decreto 10.306 para estabelecer a utilização gradual do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling Estratégia BIM BR. A notícia foi divulgada pela Abcic neste link.

Mesmo sendo um momento difícil, com as empresas lidando todos os dias com situações inusitadas face a complexidade da atual situação, as oportunidades estão aparecendo. Além disso, a produtividade, o foco, a tecnologia e a inovação serão indispensáveis para vencermos o atual momento.

Por isso, nesta quarta edição da newsletter especial, inserimos duas matérias ligadas à oportunidade e ao investimento do Estado no pós-pandemia bem como as sete tendências para o futuro da construção civil. Também estão as informações sobre as pesquisas feitas por entidades setoriais sobre o mercado e o que as associações juntamente com as empresas têm feito para obter uma maior participação do governo na crise.

A primeira matéria desta série sintetiza de uma forma muito clara a história do Brasil como um país de grande potencial, que continua sendo, mas as agendas das reformas serão fundamentais especialmente para atrair os novos investimentos, não podemos deixar que tudo o que está acontecendo faça com que se perca o foco de desenvolvimento não somente do pais e também das nossas empresas!

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak, Presidente Executiva