Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Enece 2019: fib lançará boletim sobre pré-fabricado de concreto em edifícios altos

Crédito: Abece

Cerca de 400 participantes acompanharam o 22º Enece - Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), no dia 30 de outubro. A Abcic foi uma das patrocinadoras do evento e a presidente executiva, Íria Doniak, compôs a mesa de abertura. O evento também marcou os 25 anos da Abece. 

“É sempre uma grande honra participar da mesa de abertura do Enece. Em especial neste ano, quando se comemora os 25 anos de fundação da ABECE. Nesse sentido, e falo em nome da diretoria e do Conselho Estratégico da ABCIC, o desejo é para que a entidade continue nos próximos anos a exercer o importante papel de defesa da engenharia nacional e batalhando pela maior valorização do engenheiro estrutural. É importante destacar ainda que, em muitas das ações e iniciativas da Abece, construímos uma decisiva parceria. Citando algumas ações relevantes dessa parceria foi a  constituição do grupo Nacional junto à fib e a união de esforços para a normalização das estruturas pré-moldadas de concreto”, disse Íria.

Um dos destaques do Enece 2019 foi a palestra do engenheiro George Jones, com uma trajetória profissional de mais de 32 anos na indústria de pré-fabricados de concreto. Ele demonstrou sua experiência com a utilização deste produto em edifícios altos construídos, principalmente, em Londres nos últimos anos.  Membro da Comissão 6 de Pré-fabricados da Federação Internacional do Concreto (fib) desde 2009, coordenador do grupo de trabalho 6.7 Concreto pré-moldado em edifícios altos, o palestrante colaborou no boletim 74 (Manual de planejamento e design de estruturas de edifícios pré-moldados) e 84 (painéis sanduíche com isolamento pré-moldado) da entidade. 

Jones descreveu, em sua apresentação, o conteúdo de um futuro boletim do GT 6.7 prestes a ser finalizado, cuja publicação está prevista para 2020, e usou estudos de caso para ilustrar o projeto e a construção de concreto pré-moldado em alturas mais elevadas e os benefícios que podem ser alcançados. A elaboração do boletim envolve 32 membros, distribuídos por 16 países, e deve contar com doze capítulos – introdução, benefícios do pré-fabricado de concreto em edifícios altos, integração do pré-fabricado em construções mistas, sistemas estruturas, sistemas de pavimento, colunas, paredes, escadas, fachadas externas e revestimento, pré-fabricado de concreto e zonas de sismos, e estudos de caso.

O evento ainda contou com a homenagem ao engenheiro Francisco Celso Silva Rocha, que foi diretor técnico da Abcic e recebeu o título de Associado Honorário 2019. Recentemente, o engenheiro contribuiu para a elaboração do Manual de Montagem de Estruturas Pré-Moldadas de Concreto da Abcic, que foi sorteado por Íria aos participantes do encontro.

Após o encerramento do Enece, foi realizada a cerimônia de entrega do 17º Prêmio Talento Engenharia Estrutural. Foram revelados os vencedores desta edição nas categorias Infraestrutura, Edificações, Obras de Pequeno Porte, Obras Especiais e Jovens Talentos, novidade em 2019. Promovida pela ABECE e pela Gerdau, a premiação estimula o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da construção civil através do reconhecimento dos profissionais que atuam na área da engenharia estrutural.

Com informações da Abece