Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

ENIC 2019 reforça a importância da construção para o desenvolvimento do Brasil

A Abcic participou do 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que neste ano aconteceu no Rio de Janeiro (RJ). Uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento reuniu representantes de entidades do setor e do governo. Estiveram presentes, o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, o Ministro da Economia, Paulo Guedes; o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e o Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

A Abcic foi representada no evento pela Presidente Executiva, Íria Doniak, que afirmou que “vivemos em um momento em que as entidades representativas do setor precisam estar presentes e apoiar ações imprescindíveis como a Reforma da Previdência, mas também precisam apresentar o nosso pleito em relação às necessidades de todo o setor da construção civil. Essa, inclusive, é a proposta do movimento Coalização pela Construção, liderado pela CBIC e que conta com a participação e apoio de importantes entidades da cadeia da construção, incluindo a Abcic. O presidente do CBIC, José Carlos Martins, durante o pronunciamento de abertura deste evento, pontou essas questões de forma exemplar. A questão fundamental é que precisamos estar unidos em prol do Brasil, como pessoas, como engenheiros e, acima de tudo, brasileiros. É o nosso futuro, do país e das próximas gerações”.

A extensa programação do ENIC reuniu, além de painéis gerais, congressos técnicos de engenharia e comissões para a discussão de aspectos legislativos que influenciam diretamente o setor da construção. O debate sobre infraestrutura esteve muito presente, pelo fato das grandes expectativas de investimentos do governo e oportunidades de parcerias público-privadas (PPP's). Só o estado do Rio de Janeiro tem potencial de investimento de R$ 54,8 bilhões, sendo 23,4 bilhões direcionados a obras de rodovias, setor em que o sistema industrializado de concreto é destaque devido aos custos competitivos e eficiência no cumprimento de prazos.  

Além de membros do governo e de entidades, o 91º ENIC reuniu especialistas, pesquisadores e estudantes, que aproveitaram o conteúdo sobre inovação, sustentabilidade, indústria imobiliária, obras industriais, entre outros tópicos.         

Confira mais detalhes sobre o 91º ENIC: GLab-CBIC-OGlobo-2019-v08