Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Evento discutiu técnicas de Saúde e Segurança do Trabalho

O Instituto Trabalho e Vida promoveu, no dia 27 de junho, o Seminário Técnicas Inovadoras em SST, que trouxeram temas como gestão em Segurança e Saúde no Trabalho e Indústria da Construção, cujos principais riscos para acidentes - choque elétrico, quedas e soterramentos. A Abcic foi representada neste evento pela presidente executiva Íria Doniak.

Antonio Pereira, auditor fiscal do Trabalho, da SRT/SP (Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo), falou sobre fiscalização do trabalho, que passa por um processo de reestruturação dentro do Ministério da Economia. O Brasil conta com 2200 auditores, que precisam atuar em várias frentes. Uma das modificações é a de que não haverá mais gerências na capital paulista. 

O auditor também falou sobre o processo de revisão das Normas Regulamentadoras. No caso da NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), a previsão é que em dezembro seja publicado novo texto a partir do que foi discutido pelo CPN (Comitê Permanente Nacional sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) nos últimos dois anos.

Já o engenheiro Jófilo Moreira Lima, servidor aposentado da Fundacentro, encerrou o evento com uma palestra em que falou sobre a gestão de SST na indústria da construção. Um dos aspectos importantes é considerar todo o ciclo de vida do empreendimento: planejamento – viabilidade, projetos e especificações; execução; uso e manutenção, e demolição. A coordenação do evento foi feita pelo engenheiro civil, Juarez Correia Barros Júnior

Com informações da Fundacentro