Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

fib Symposium é realizado com tema sobre inovação de materiais e de estruturas de concreto  

Entre 27 e 29 de maio, abordando inovações em materiais e estruturas, ocorreu na Cracóvia o Simpósio da fib - International Federation for Structural Concrete. Em paralelo, houve a reunião da comissão 6 de pré-fabricados da mesma federação. A ABCIC foi representada em ambos os eventos pela engenheira Íria Doniak, que também atuou em outras atividades como membro do ‘presidium’, conselho da fib.  
 
Antecedeu o evento a Assembleia Geral Ordinária, na qual os engenheiros Fernando Stucchi e Íria Doniak representaram o Grupo Nacional Brasileiro (NGM), formado pelas entidades ABCIC, ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto). O engenheiro Stucchi ainda participou da reunião da comissão 10 para o desenvolvimento do código modelo (MC 2020) de estruturas de concreto, contemplando representantes dos 45 países que integram a fib.   

De acordo com a presidente executiva da ABCIC, Íria Doniak, os destaques do evento foram as palestras magnas que trouxeram uma visão mais holística do quanto certas inovações tecnológicas estão presentes nas estruturas de concreto, desde o projeto arquitetônico até o projeto da estrutura. Além disso, os painéis específicos, como o da pré-fabricação em concreto, trouxerem importantes desenvolvimentos no que tange aspectos como ligações, concretos especiais – UHPC, por exemplo -, e sismos. Íria também destacou os brasileiros, Prof. Mounir Khalil El Debs e Prof.ª Ana Lúcia El Debs, que apresentaram trabalhos nas sessões técnicas. O trabalho do Prof. Mounir apresentou a alternativa com argamassa para apoio em ligações de estrutura pré-moldada, um dos temas que a ABCIC apresentará em seu Seminário da Concrete Show, dia 15 de agosto pela manhã.  

No âmbito da comissão 6, o destaque foi o início do grupo de trabalho que abordará o estado da arte dos edifícios garagens pré-moldados de concreto e que está sendo coordenado pelo engenheiro de estruturas Larbi Sennour, representante da associação norte-americana PCI (Precast /Prestresssed Institute), e por Íria. O trabalho que será um compêndio de soluções ao redor do mundo para essa importante aplicação do sistema construtivo. Outros grupos de trabalho dos quais a ABCIC faz parte também se reuniram nos dias do evento. Um importante ocorrido foi o convite feito ao projetista de estruturas e coordenador do GT de Edifícios Altos Pré-Fabricados, George Jones (UK), para participar do ENECE, evento que irá ocorrer em 31 de outubro em São Paulo, tradicionalmente organizado pela ABECE e com o patrocínio da Abcic.  

"Foram dias intensos de muito trabalho e objetivos alcançados. Muitos conhecimentos levados por nós foram agregados, o que sem dúvida destaca o Brasil na engenharia internacional de concreto. Por outro lado, o conhecimento recolhido na ocasião será divulgado pelas nossas entidades nacionais, ampliando o acesso aos setores e às tendências globais”, complementou Íria.