Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrialização em concreto é destaque em evento do Instituto Mauá

O sistema industrializado de concreto foi uma das atrações da SMILE 2019 - Semana Mauá de Inovação, Liderança e Empreendedorismo, promovido pelo Instituto Mauá de Tecnologia, entre os dias 20 e 25 de maio, que mais de 2.500 pessoas, entre alunos, ex-alunos, professores e outros profissionais.  

O desenvolvimento do programa contou com o apoio da Abcic tendo sido construído a quatro mãos com a entidade e instituição de ensino. “Desde o início de sua fundação a Abcic tem investido no apoio às universidades tendo participado de inúmeras edições de semanas de engenharia nas universidades do país, bem como apoiando as disciplinas de estruturas existentes e o desenvolvimento de cadeiras optativas. “Entendemos que levar o conhecimento especializado ao aluno é uma ação estratégica para que as universidades possam interagir com a realidade do mercado e das empresas na formação do profissional do futuro”, destaca a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC.

Ministrado pelo engenheiro Luiz Livi, no dia 22 de maio, o curso Pré-Fabricados de Concreto: do Projeto à Obra Pronta contou com a participação de cerca de quarenta alunos. “O tema pré-fabricação de concreto é visto em algumas disciplinas de forma sucinta, com alguns aspectos de projeto numa disciplina e de industrialização e racionalização em outra; portanto, a visão de um especialista, experiente e de grande atuação no mercado, propiciando uma visão integrada de todo o processo da construção pré-fabricada - indústria, logística, projeto e execução -, junto a soluções inovadoras, em obras de edifícios ou infraestrutura, propicia uma oportunidade fantástica aos nossos alunos", comentou o engenheiro Januário Pellegrino Neto, professor associado do Instituto Mauá de Tecnologia.

No dia seguinte, como parte integrante do curso, os participantes realizaram uma visita técnica à fábrica da Protendit, empresa associada à Abcic. "Fomos recepcionados pelo engenheiro Sander Cardoso, que apresentou todo o processo de pré-fabricação e vários casos inovadores na construção de estruturas pré-fabricadas”, contou Pellegrino Neto. 

A programação da SMILE 2019 foi composta por palestras, cursos, visitas técnicas e competições acadêmicas.