Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Manual de Montagem da Abcic é apresentado no Congresso do Ibracon

Crédito: Ibracon

A Abcic promoveu o relançamento do Manual de Montagem de Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, durante o 61º Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), em Fortaleza, reunindo mais de 1500 pessoas.

O Manual conta com sete capítulos, que englobam desde o planejamento da montagem, as situações transitórias: transporte, armazenamento e movimentação dos elementos pré-moldados, as interfaces com o projeto e as ligações, os aspectos de segurança do trabalho e modelos de inspeção. 

Com a coordenação técnica de Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, o Manual contou com a participação de três engenheiros especialistas no tema, autores dos capítulos: Francisco Celso, Luiz Livi e Mairon Goulart, além do apoio de entidades que atuaram na validação do material: Abece, NETPre/UFScar, Sobratema e Trabalho e Vida e o apoio institucional de entidades parceiras do setor: Abcp, Abramat, Abrainc, Cbic, Ibracon, Instituto de Engenharia, Seconci/SP, Senai, Sinaprocim, Sinduscon/SP.

Além dessa ação, a entidade também patrocinou o curso Análise da Estabilidade em Estruturas Pré-Moldadas de Concreto segundo a ABNT NBR 9062:2017, com carga horária de quatro horas. O curso capacitou os participantes a especificar e projetar elementos, componentes e ligações em sistemas construtivos pré-fabricados de concreto, abordando questões da produção e montagem e sua influência no projeto. Para os participantes do programa Master Pec, o curso contou quatro créditos.

Além disso, no Espaço Conhecimento, os participantes do Congresso Brasileiro do Concreto puderam acompanhar uma palestra sobre pré-moldados de concreto, ministrada por Aquiles Gadelha Ponte, diretor da T&A Pré-Fabricados.

Maior evento nacional de caráter técnico-científico sobre o concreto, seus sistemas construtivos e reabilitativos, o Congresso do Ibracon trouxe como bandeira das discussões justamente o tema da Durabilidade das Estruturas de Concreto. O Seminário de Inovações Tecnológicas apresentou os desafios técnicos na aplicação no contexto nacional do concreto reforçado com fibras, do concreto de ultra-alto desempenho, do concreto de alto módulo de elasticidade, do concreto autolimpante, do concreto hidrorrepelente, do concreto autocicatrizante, do concreto luminescente, do concreto de fluidez controlada, entre outros.

Com informações do Ibracon