Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Manual de Montagem é apresentado em Seminário do Instituto Trabalho e Vida

No dia 14 de fevereiro, o Instituto Trabalho e Vida levou para Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o seminário Os Fundamentos e impacto das novas NRs. Na ocasião, a Abcic teve a oportunidade de apresentar o Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto. 

A palestra, ministrada pelo engenheiro e consultor técnico Luiz Livi, englobou as principais informações disponibilizadas nos sete capítulos da publicação: Planejamento da montagem, Carga e descarga, Montagem, Tolerâncias relativas à montagem, Projetos, Segurança na montagem e Ferramentas de gestão da montagem e qualidade. 

Segundo Livi, a participação em eventos do Instituto Trabalho e Vida aproxima a entidade às Delegacias Regionais do Trabalho (DRT) locais. “Com isso, há uma oportunidade para a divulgação do Manual de Montagem, objetivando disseminar as boas práticas na montagem das estruturas pré-fabricadas de concreto para uma série de profissionais qualificados de todo o Brasil”. 

Para o consultor técnico, a disposição da indústria em colaborar como orientadora dos órgãos oficiais relacionados à segurança no trabalho fortalece a imagem da ABCIC como um parceiro na formulação de normas específicas às atividades relacionadas ao tema, cuja função é eliminar os acidentes em canteiros e em fábricas. 

“Por se tratar de uma atividade específica, com riscos também específicos, avalio ser necessário o diálogo entre os pré-fabricadores e o Ministério do Trabalho para convergir em um texto realista sobre os riscos reais e trazer também soluções para mitiga-los. O Instituto Trabalho e Vida, apoiador institucional do Manual de Montagem é um dos vetores que proporcionam este diálogo”, complementa Livi.

O seminário do Instituto Trabalho e Vida contou com a participação de diversos engenheiros e técnicos de segurança, bem como representantes da esfera pública e profissionais de construtoras que trabalham com o pré-fabricado de concreto.

O Manual de Montagem contou com a coordenação técnica da presidente executiva da Abci, Íria Doniak, e a colaboração de três engenheiros especialistas no tema, autores dos capítulos: Francisco Celso, Luiz Livi e Mairon Goulart. A publicação teve ainda uma comissão de validação de seu conteúdo, formada por entidades parcerias da Abcic: Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), Trabalho e Vida e Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece). Além disso, o Diretor Técnico da Abcic, Marcelo Cuadrado, e o professor Marcelo Ferreira, coordenador do Núcleo de Estudo e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto da Universidade Federal de São Carlos (NETPRE/UFScar), fizeram as considerações finais em relação ao seu conteúdo. 

Além dessas entidades, o Manual de Montagem teve o apoio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Associação Brasileira da Indústria de Materiais da Construção (Abramat), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), Serviço Social da Construção (Seconci), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento (Sinaprocim) e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP).