Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial 10ª Newsletter Edição Especial 2

Prezados Associados,

Estamos disponibilizando a segunda edição da newsletter especial, procurando englobar as principais notícias e medidas referentes ao enfrentamento da COVID-19 no setor da Construção Civil.

Temos monitorado as ações das empresas do setor e o comportamento tem sido distinto, pois depende de variáveis como medidas regionais tomadas por estados e municípios, modalidades de contrato e perfil de clientes de cada empresa e da estratégia de enfrentamento da crise.

 

Assim, como na crise econômica dos últimos anos não foi possível auferir um comportamento linear dada à diversidade de segmentos em que a nossa indústria atua e à amplitude territorial do Brasil e comportamento das diferentes regiões, agora da mesma forma não é possível estabelecermos um perfil de comportamento geral do setor. No entanto, as empresas, com muita responsabilidade, têm se mobilizado no sentido de continuar operando dentro das diretrizes do governo em suas distintas esferas e estão muito atentas a todas as recomendações sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

No âmbito institucional, seguimos apoiando ações e pleitos específicos, bem como levando as nossas demandas em diferentes canais de mobilização setorial, conforme já citamos na edição anterior. É momento de união e de demonstrarmos a força das entidades que se mobilizam em grupos para que a Construção Civil tenha o  devido reconhecimento e possa como um todo continuar em operação. Isso envolve desde as questões  estratégicas até operacionais do dia a dia como o abastecimento, disponibilidade de matérias primas, o impacto dos cartórios na liberação de documentos necessários a realização de novos empreendimentos, etc. Poderíamos citar inúmeros aspectos administrativos, financeiros, tributários, trabalhistas,  segurança, mas o que importa é que as empresas façam cada uma a sua parte, sabendo que, no institucional, movimentos dos quais fazemos parte como a Coalizão pela Construção, Do mesmo lado, DECONCIC-FIESP, além das informação específicas do nossos setor já encaminhadas através da enquete do Ministério da Economia, seguem firmes no enfrentamento.

Pensar no dia seguinte a partir de cenários realistas se faz necessário, ao mesmo tempo em que se gerencia a crise, dessa forma esta News traz também a informação sobre o recente decreto do BIM (Building Information Modeling), anunciado pelo  governo federal e publicado no último dia 3 de Abril. É importante ficarmos atentos a tudo que ocorre a nossa volta e também ao planejamento da retomada e novas oportunidades em meio ao caos inicial.

Neste momento tão crítico, como seres humanos, precisamos de serenidade para atravessarmos mais uma vez um período muito difícil,  porém desta vez mais complexo e por esta razão gostaria de desejar a todas as empresas, fornecedores e profissionais técnicos associados uma Feliz Páscoa, com saúde e paz para todos os familiares e equipe, na esperança de que em breve nos encontraremos ainda mais fortes!   

 

Iria Lícia Oliva Doniak

Presidente Executiva