Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Pré-fabricado de concreto é destaque em curso da FAU-Mackenzie

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie promoveu a 6ª edição do Curso de Materiais e Aplicações. Uma das apresentações ministradas tinha como tema o pré-fabricado de concreto. O engenheiro Luiz Livi apresentou a aproximadamente setenta estudantes as possibilidades do sistema construtivo e a interação que ele permite entre a estrutura, a plasticidade e a forma, que é importante para o trabalho dos arquitetos.

Livi ainda explicou e exemplificou, por meio de obras bem-sucedidas, como ocorre a adequação entre a estrutura pré-fabricada de concreto e as definições de espaço e beleza, que a arquitetura necessita. Ele tratou ainda das vantagens que a construção industrializada traz para o canteiro de obras. “O pré-fabricado de concreto possui diversos benefícios, como a redução de custos, precisão de montagem, redução do desperdício, antecipação de etapas construtivas futuras, além da garantia de qualidade, o que faz com que o sistema esteja ganhando espaço em diferentes setores”, disse. Em seguida, ele explanou como são os processos produtivos na indústria de pré-fabricado, para se garantir uma produção contínua e de qualidade.
 
“A receptividade dos estudantes foi muito boa. Eles gostaram de ter esse contato com o tema da industrialização. Percebi que as universidades, sobretudo o Mackenzie, têm incentivado os alunos de arquitetura a pensar a industrialização desde o projeto e de como trazer essa tecnologia, essa qualidade e timing construtivo para o canteiro de obras”, enfatizou Livi, que contou ainda que uma turma de alunos está fazendo seu trabalho de conclusão sobre pré-fabricado de concreto e que já visitou o escritório e está para agendar uma visita à fábrica.