Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

SEFE9 apresenta evolução da engenheira de fundações e geotecnia

O SEFE 9 - Feira e Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia reuniu entre 4 e 6 de junho próximo, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, profissionais do setor para apresentar as mais recentes inovações tecnológicas da engenharia de fundações e geotecnia bem como debater os principais temas do mercado e as questões acadêmicas e mostrar as obras importantes que o setor executou nesses últimos anos.

A abertura do evento contou com a participação da Abcic, representada pelo engenheiro Luiz Livi, que enfatizou que o evento foi muito bom, uma vez que estiveram presentes as empresas e os profissionais mais conceituados do segmento de fundações. “O SEFE 9 promoveu de maneira exemplar a integração de diferentes setores que, de alguma maneira, têm interface com técnicas de fundação e geotecnia, entre eles o de projeto e o de arquitetura. Ressalto ainda a feira ocorrida durante o evento que, mesmo focada no mercado muito específico de fundações, foi muito produtiva, incentivando o ambiente de negócios", relatou.   

O SEFE9 é organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia (ABEF) e contou com o apoio do Sindicato das Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia do Estado de São Paulo (SINABEF), da Associação Brasileira das Empresas de Projeto e Consultoria em Engenharia Geotécnica (ABEG), da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e do Deep Foundations Institute (DFI) na composição dos conteúdos técnicos, como palestras, mesas redondas e minicursos.

O presidente da ABEF, engenheiro Gilberto Manzalli, ressaltou que a entidade promove o SEFE desde 1985, tendo formado, a partir de então, um dos maiores acervos que reúne estudos de engenheiros especialistas, mestres e doutores em engenharia de fundação e geotecnia, brasileiros e estrangeiros. “Esse arquivo permanece à disposição de pesquisadores da matéria, afinal, um dos objetivos principais da ABEF é a valorização dessa ciência tão fascinante para nós: a engenharia geotécnica”.