Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Seminário da Abcic marca o lançamento do Manual de Montagem 

A Abcic reuniu no dia 15 de agosto, mais de 150 profissionais do setor da construção para o Seminário Montagem das Estruturas Pré-moldadas de Concreto, que marcou o lançamento do Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto. O evento foi realizado durante o Concrete Show 2019.

Com uma programação abrangente, o evento foi coordenado pela presidente executiva da Abcic, Íria Doniak, responsável também pela abertura e moderação dos debates. Em seu pronunciamento, Íria relembrou a importância de algumas atividades promovidas pela entidade para o desenvolvimento do setor, como o Selo de Excelência da Abcic e a atuação constante para a normalização do segmento. Essas ações foram importantes para o Manual de Montagem, cujos autores são especialistas do segmento: Francisco Celso, Luiz Livi e Mairon Goulart. Além disso, a publicação contou com a validação da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) e do Trabalho e Vida e as considerações finais do Diretor Técnico da Abcic, Marcelo Cuadrado, e do professor Marcelo Ferreira, coordenador do Núcleo de Estudo e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto da Universidade Federal de São Carlos (NETPRE/UFScar). 

“A experiência desses três dedicados engenheiros, somada à validação dessas entidades parcerias, do NETPRE e de nossa Diretoria Técnica, concede credibilidade ao Manual, uma vez que houve o crivo de especialistas do mercado para a consolidação da publicação, que contempla todos os pontos importantes para a montagem das estruturas pré-fabricadas de concreto. É certo que, com a evolução do nosso segmento, o Manual também passará por atualizações”, disse Íria.

A apresentação detalhada do Manual de Montagem da Abcic foi proferida pelo engenheiro e consultor Francisco Celso, que fez apontamentos sobre todos os sete capítulos - Planejamento da montagem, Carga e descarga, Montagem, Tolerâncias relativas à montagem, Projetos, Segurança na montagem e Ferramentas de gestão da montagem e qualidade. Ele destacou aspectos como o plano de rigging, a escolha de equipamentos, os acessórios de montagem, trouxe recomendações referentes à estocagem, carga, descarga e transporte, e os cuidados para a montagem dos diferentes tipos de estruturas. Também foram contemplados temas ligados à qualidade e desempenho da montagem com a apresentação de rotinas que visam sistematizar e melhorar a gestão do processo a cargo do engenheiro de obra. 

Na sequência, Victor Chiari, gerente Regional de Negócios no Brasil e no Chile da nVent, ministrou a palestra Ligação de elementos pré-fabricados com luvas grauteadas, trazendo detalhes sobre as características gerais e benefícios das luvas grauteadas, especialmente desenvolvidas para conectar estruturas pré-fabricadas. Em sua apresentação, Chiari também falou sobre o preparo do graute e sua correta instalação e mostrou diversos exemplos da aplicação das luvas grauteadas em obras no Brasil e nos Estados Unidos. O graute possui alta resistência à compressão, alta resistência na conexão e excelente fluidez, atingindo ao menos 125% da resistência ao escoamento da barra de aço, conforme especificado na ABNT NBR 8548:1984.

A programação do Seminário da Abcic contou ainda com a apresentação de Flávio de Camargo Martins, gerente Técnico de Produto da MC-Bauchemie sobre Sistemas de tratamento de superfície em peças de pré-fabricado. Ele alertou sobre os principais problemas estéticos em estruturas pré-fabricadas de concreto e como o aspecto visual pode refletir a qualidade da estrutura, e mostrou as diferenças entre reparos estruturais e não estruturais. Em sua palestra, Martins ainda trouxe exemplos da aplicação de técnicas e produtos utilizados pela indústria de pré-fabricado no Brasil e no exterior para tratamento e proteção de peças, mantendo a textura, coloração e características do concreto aparente original.

Por fim, o professor Mounir Khalil El Debs abordou o tema Almofadas de argamassa modificada em ligações de estruturas de concreto pré-moldado, apresentando informações sobre o desenvolvimento das almofadas de argamassa modificada (AAM) a serem empregadas em ligações de concreto pré-moldado, principalmente em apoios de vigas e lajes. Ele salientou que a primeira aplicação das AAM em uma indústria foi feita pela Marka Soluções Pré-Fabricadas, em 2007. Mounir ainda detalhou as características do material desenvolvido, os ensaios de almofadas submetidas a compressão uniforme e os ensaios do emprego de almofadas em ligação submetida à elevadas tensões de compressão. Ao final, trouxe recomendações para a aplicação das AAM, reforçando que como elas são mais rígidas que as almofadas de elastômero, elas tornam as ligações mais rígidas e as estruturas menos deformáveis, além de não permitir deslocamentos horizontais, e finalizou indagando quais são os próximos passos, já que existe um potencial grande para as AAM  e que há a possibilidade de melhorar o material, tornando as almofadas mais “maleáveis”.

A cobertura completa sobre a participação da Abcic no Concrete Show será divulgada na edição 18 (Dezembro) da Revista Industrializar em Concreto