Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Sobratema e Messe München do Brasil lançam nova feira no setor da construção

Crédito: Comunicação Itamar Borges

A Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) e a Messe München do Brasil lançaram no dia 7 de agosto, a Smart.Con, uma proposta inédita de evento para a indústria da construção, cuja primeira edição será realizada nos dias 17 e 18 de junho de 2020 no São Paulo Expo. A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, representou a entidade no lançamento. 

A Smart.Con será uma fusão entre summit e mostra de produtos e serviços, nunca antes realizada para a indústria da construção no Brasil, com foco em tecnologia e inovação para os setores de Engenharia, Infraestrutura, Real Estate e Rental. O presidente da SOBRATEMA, Afonso Mamede, avaliou que o lançamento da Smart.Con responde a uma necessidade do mercado. fomentará o mercado e que vai estimular os diversos players a adotar soluções para incrementar a produtividade, a eficiência e a qualidade. “Empresas altamente inovadoras e startups com produtos e serviços diferenciados estarão presentes no evento, ressaltando aos participantes como a aplicação de uma tecnologia pode resultar em benefícios e contribuir com o crescimento do mercado. Levaremos informação relevante ao mercado, que terá o conhecimento daquilo que poderá vir a ser realidade em um futuro próximo”.

Durante o lançamento, o presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), Basilio Jafet, fez uma apresentação sobre o cenário atual do mercado imobiliário no país. Em junho deste ano a comercialização de 6.319 unidades residenciais novas na capital paulista. O resultado foi 103% superior ao total comercializado em maio (3.100 unidades) e 176% acima das vendas de junho de 2018 (2.288 unidades). 

A inflação totalmente controlada e dentro da meta do governo e a perspectiva de aprovação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados são fatores positivos, que permitiram às empresas lançar novos projetos com maior segurança. “Esses aspectos macroeconômicos, aliados à manutenção dos atrativos preços dos imóveis e à demanda reprimida dos últimos anos de crise, colaboraram com os excelentes resultados de lançamentos e vendas em junho”, analisou.

Para Íria, a Smart.con, chegará numa hora estratégica, pois já vivenciamos um clima de um maior ânimo do mercado em relação às expectativas de 2020. “Além disso, o tema digitalização e inovação é de vital importância para a construção civil que já tem no contexto globalizado e no Brasil muito a presentar e explorar”, complementou.