Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Importância da informação qualificada

Prezados Associados,

Iniciamos este ano com grande expectativa e com possibilidades reais de recuperação do nosso setor. No entanto hoje nos deparamos com uma crise muito diferente e mais complexa do que qualquer outra já enfrentada no mundo. Estamos vivendo um dia de cada vez , procurando implementar no setor, as medidas necessárias, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e tentando compreender outras medidas de governos regionais, estaduais e municipais. No momento não é possível dimensionar os impactos atuais e tão pouco as consequências futuras.

Neste momento, entendemos que a informação qualificada e direcionada é um apoio importante na tomada de decisões e por esta razão estaremos semanalmente compilando as notícias mais relevantes nesta “newsletter especial”. Nela serão encontradas desde notícias a respeito de como implementar os cuidados necessários na indústria e nas frentes de montagem em relação a mitigação do risco de transmissão do  novo coronavírus até as medidas que estão sendo aprovadas ou em estudo a fim de dar o suporte econômico a crise.

É um momento que requer muita cautela e, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, temos que recordar que a industrialização ao longo da história se apresenta como importante solução ligada a grandes movimentos que atingem a sociedade, como pós-guerra, imigração e situações como a que ora enfrentamos.

Devemos lembrar ainda que somos resilientes por natureza, também da diversidade de segmentos em que atuamos que podem trazer diferentes oportunidades como varejo, a indústria alimentícia, indústria farmacêutica, o agronegócio, o  e-commerce, os CDL´s, entre outros, que são tradicionalmente por nós atendidos. Ao mesmo tempo em que, com responsabilidade, precisamos tomar as medidas que se façam necessárias não podemos esmorecer e mais uma vez vencermos juntos as dificuldades.

No  âmbito institucional estamos nos locomovendo através de grupos organizados que levam os pleitos da Construção Civil ao governo: Coalizão pela Construção (organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção  - CBIC) e pelo DECONCIC-FIESP (Departamento da Construção Civil), além de outros canais.  Temos participado de reuniões virtuais com estas organizações. Pedimos que fiquem atentos as nossas solicitações  e informações.

 

Íria Lícia Oliva Doniak  

Presidente Executiva da Abcic